21212 – Novo Posicionamento

capa_face_ou_news

A 21212 foi idealizada por empreendedores para empreendedores. Criada em 2011 com o objetivo de ajudar empreendedores a criar valor no crescente mercado digital brasileiro, a 21212 foi a primeira aceleradora de startups digitais do país.

Nós iniciamos o primeiro programa de aceleração em setembro de 2011 e, durante os últimos 4 anos, desempenhamos um importante papel no desenvolvimento do ecossistema digital brasileiro, com milhares de horas investidas em centenas de atividades de empreendedorismo ao redor do Brasil. Avaliamos mais de 2.500 startups no nosso processo seletivo e aceleramos 42 delas. As 6 turmas aceleradas treinaram quase 200 empreendedores, que passaram meses trabalhando lado a lado com o time da 21212 e levaram a sua nova experiência e aprendizados a outras centenas de funcionários. Muitas dessas empresas alcançaram ótimos resultados, com casos de liderança em indústrias específicas, internacionalização, captação de investimentos e aquisição.

Em 2014, criamos a 21212 Academy, uma plataforma online focada em empoderar novos empreendedores ao oferecer acesso a todo o conhecimento e experiência acumulados em nossos programas de aceleração. Em apenas 9 meses desde o seu lançamento, o nosso conteúdo de texto e vídeo já impactaram e conectaram mais de 40.000 empreendedores.

 

PRÓXIMA ETAPA

Quando criamos a 21212, buscávamos um veículo que nos permitisse trabalhar com diversas startups ao mesmo tempo de forma a causar um impacto maior no ecossistema digital brasileiro. A nossa meta era investir em 50 empresas ao longo de 5 anos, buscando resultados mensuráveis e com a esperança de alcançar aquisições ou saídas nos 3-5 anos seguintes. Após 4 anos, aceleramos 42 empresas e desenvolvemos um portfólio rico, além de uma rede valiosa de empreendedores de destaque no Brasil. Apenas alguns meses atrás, uma dessas empresas, a ZeroPaper, foi adquirida pela Intuit (a maior empresa do mundo na sua indústria), tornando-se mais um caso de sucesso na história da internet brasileira.

Apesar desse sucesso, as condições de mercado do Brasil mudaram dramaticamente desde 2011 e são cada dia mais desafiadoras para empresas em estágio inicial. Por isso, nós decidimos focar nossa atenção nas empresas ativas em nosso portfólio que estão em posição estratégica para crescer rapidamente e liderar a consolidação de seus mercados no curto e no médio prazo.

Este novo foco exige algumas mudanças fundamentais em como a 21212 funciona. A primeira grande mudança é o congelamento das nossas atividades de aceleração de novas empresas. Em um movimento relacionado a isso, vamos abrir gratuitamente a recém lançada 21212 Academy para todos os empreendedores brasileiros, permitindo que ainda mais pessoas tenham a oportunidade de acessar o conteúdo exclusivo da 21212. Nós esperamos conseguir ajudar ainda mais o ecossistema com esse investimento nas futuras gerações de empreendedores.

Essas mudanças permitirão aos sócios da 21212 se focar no desenvolvimento das nossas empresas de portfólio, ajudando-as ainda mais a crescer seus negócios e se posicionar para obter sucesso e resultados expressivos nos próximos anos.

Nós temos muito orgulho de tudo que foi construído pela equipe, pelos incríveis mentores e pelos investidores da 21212. Estamos animados com esse novo capítulo em nossa história e por continuarmos a fazer a nossa parte no desenvolvimento do ecossistema do Brasil. Acima de tudo, acreditamos muito no potencial dos nossos empreendedores em continuar a criar histórias de sucesso no mercado digital brasileiro.

Equipe 21212

 

Leia mais no artigo do Valor Econômico

Comments are closed.